Diversas formas de tratar pulgas e carrapatos em seu cão ou gato: escolha a mais adequada
Um dos problemas mais comuns em cães e gatos, as pulgas e carrapatos precisam de cuidados. Apesar de não ser grave, podem causar outros problemas para os animais. Ainda por cima, são muito incômodas e fazem seu animalzinho sofrer sem motivo. As pulgas não ficam somente no animal, na verdade, em sua maioria, ficam no ambiente onde ele frequenta. Por isso, quando for realizar um tratamento com antipulgas para gatos ou cachorros, é importante tratar o ambiente onde eles ficam também. Existem casos mais graves de infestação por pulgas e carrapatos que exigem até mesmo a presença de empresas de dedetização. Portanto, é melhor usar shampoo ou coleira antipulgas antes do temido parasita aparecer na vida dos seus pets.
Existem diversos tratamentos, no caso de infestação. No caso de dúvida, consulte um profissional para obter a receita dos produtos veterinários mais adequados à situação. O controle de carrapatos e pulgas deve ser feito com regularidade, e não somente durante as crises.
Um dos produtos mais usados são antitpulgas em forma pomadas ou bisnagas que colocamos no dorso do animal, evitando que ele lamba o produto. Somente animais com mais de um mês podem usar o produto, fique atento à bula. Cadelas grávidas com data do parto próxima não devem utilizar os produtos. Esses produtos demoram alguns dias para fazer efeito.
Outra opção são sprays antipulgas, use no sentido contrário ao crescimento dos pelos, e molhe o corpo todo do animal. Esse produto também demora alguns dias para fazer efeito.
As coleiras anti-parasitárias também são bastante utilizadas, tendo como vantagem o fato da longa durabilidade. É recomendada para animais que passeiam bastante ou frequentam ambientes amplos, pois evitam que ele traga os animais para casa. Atente para sinais de alergia no cão ou gato.
Existem também produtos em forma de comprimidos, com a vantagem de serem duradouros seus efeitos.
Quando a infestação é bastante grande, uma das melhores soluções é usar shampoos ou sabonetes antipulgas, pois tem efeito rápido, matando os parasitas na primeira aplicação. Não dê banho no animal dois dias antes e até dois dias depois também. É importante deixar o produto agir. Esses produtos também existem em forma de talco, o que é bom inclusive para passar nos ambientes onde o animal fica. Existem produtos que podem ser usados no ambiente, porém, pode ser o caso de contatar uma empresa de dedetização. Lave panos, carpetes e tapetes, e use álcool no chão para ajudar a eliminar a infestação de pulgas e carrapatos.
Os antipulgas não devem ser aplicados em lesões ou em animais com problemas de pele como alergias.
Equipe TudoVet